A construção da história

Este tema retoma algumas noções já discutidas nas séries finais do ensino fundamental e que constituem a matéria-prima do trabalho do historiador, em especial os conceitos de tempo e de fonte histórica. O leitor encontra também encontra a diferenciação entre tempo histórico e tempo cronológico, problematiza a periodização clássica europeia e apresenta diferentes tipos de calendários elaborados pelas sociedades, além de abordar a importância do   patrimônio cultural.

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1- LIVROS

  • A construção do conhecimento histórico por E. H. Carr (1983). Este clássico explora a natureza da história como disciplina, argumentando que ela é uma construção social moldada pelos valores e crenças do historiador.

  • Repensando a história por R. G. Collingwood (1990). Este livro influente argumenta que a história não é simplesmente uma coleção de fatos, mas sim uma tentativa de recapturar o passado por meio da imaginação histórica.

  • Teoria da história por Hayden White (1981). Este livro explora as diferentes maneiras pelas quais os historiadores narram e interpretam o passado, argumentando que a história é uma forma de discurso literário.

  • Nova história: O fim da história? por Jürgen Habermas (1983). Este livro discute o papel da história na sociedade moderna, argumentando que ela é essencial para a compreensão do nosso presente e para a construção de um futuro melhor.


2- SITES


3- ARTIGOS

  • "A construção da história: Uma introdução" por Peter Novick (1989). Este artigo oferece uma visão geral dos diferentes debates sobre a construção da história.

  • "A história como narrativa" por Paul Ricoeur (1985). Este artigo explora a relação entre história e narrativa, argumentando que a história é uma forma de contar histórias sobre o passado.

  • "A imaginação histórica" por R. J. Evans (2000). Este artigo discute o papel da imaginação na construção da história, argumentando que os historiadores precisam usar sua imaginação para recapturar o passado.