Crise dos anos 1920 e ascensão nazifascista

A crise de 1929 é emblemática do novo mundo formado com o capitalismo. Mesmo sem ter à disposição os atuais meios de comunicação, que conectam sistemas de comunicação e redes de computadores em uma grande teía mundial, o capital e o comércio já haviam interligado todo o planeta. A crise da economia norte-americana iniciada com a quebra da Bolsa de Valores de Nova York, em 1929, propagou-se rapidamente, abalando as economias da maioria dos países do globo.

Outro tema contemplado nesse texto é a análise do processo de implantação dos regimes nazifascistas na Europa, ocorrido no contexto da crise econômica e da polarização política que existia na época. Nesse sentido, o nazifascismo deve ser entendido também como uma rea- ção da burguesia europeia ao crescimento do movimento operário e comunista na Europa e em âmbito internacional. Assim, muitos grupos conservadores, como na Alemanha e na Itália, viram no estabelecimento de governos totalitários a garantia de preservação da ordem política e da "saúde" financeira do Estado, da indústria e do comércio, além de assegurar a propriedade privada.

AMPLIE SUA PESQUISA E APROFUNDE SEUS CONHECIMENTOS

1- LIVROS

2- SITES

3- VÍDEOS

  • Noite e Neblina (Nuit et brouillard), de Alain Resnais (1955): Um documentário comovente sobre os campos de concentração nazistas.

  • Shoah, de Claude Lanzmann (1985): Um documentário épico de 9 horas que apresenta entrevistas com sobreviventes do Holocausto.

  • O Triunfo da Vontade (Triumph des Willens), de Leni Riefenstahl (1935): Um filme de propaganda nazista que oferece uma visão perturbadora da estética e ideologia nazista (importante ressaltar o caráter extremista e perigoso dessa obra).

4- ARTIGOS