A economia na América Portuguesa e o Brasil Holandês

Neste tema é feita a análise do desenvolvimento de atividades econômicas na América portuguesa, com foco na produção açucareira no litoral, na pecuária no Nordeste e na extração das chamadas drogas do sertão na região amazônica. Discutem-se a opção dos colonizadores pelo emprego da mão de obra escrava africana, o tráfico de seres humanos para a América do Sul e as formas de resistência contra a escravidão. Também são abordadas as invasões holandesas no Nordeste, com o propósito de controlar as áreas produtoras de açúcar, o período da administração de Maurício de Nassau e a Insurreição Pernambucana. Ao final, são apresentadas as as formas de sociabilidade que marcaram a sociedade colonial brasileira: a família patriarcal e os arranjos familiares informais comuns entre os grupos mais pobres.

AMPLIE SUA PESQUISA E APROFUNDE SEUS CONHECIMENTOS

1- LIVROS

2- SITES

  • Biblioteca Nacional Digital - Acervo online com milhares de documentos históricos, incluindo livros, periódicos e mapas sobre o Brasil Holandês.

  • Arquivo Nacional - Acervo físico com documentos originais sobre o Brasil Holandês, como cartas, relatórios e processos judiciais.

SITES ADICIONAIS

OUTRAS FONTES