A Europa do século XIX: revoluções liberais, nacionalismo e socialismo

Neste tema são analisadas as revoluções liberais e nacionalistas que ocorreram na Europa no século XIX, periodo de consolidação dos Estados nacionais. As in-tensas lutas políticas que marcaram esse período, de um lado, objetivavam a superação do que restava do Antigo Regime e, de outro, relacionavam-se às aspirações dos novos atores da cena política: a burguesia e as classes populares, em especial o proletariado urbano.

Destacam-se, nesse contexto, a configuração europeia nascida do Congresso de Viena (1815) e o insucesso dos dirigentes do encontro em conter as agitações sociais e políticas que pouco tempo depois ameaçaram ruir a nova ordem burguesa na Europa, principalmente os movimentos da chamada Primavera dos Povos, em 1848. São abordadas, também, as lutas pela unificação política alernă e italiana, que alavancaram o desenvolvimento industrial daqueles países, e a Comuna de Paris, que pode ser considerada a primeira tentativa de constituição de um governo popular na história.

1- LIVROS

  • O Manifesto Comunista: Karl Marx e Friedrich Engels.

  • Documentos históricos: Acesse arquivos online como o Arquivo Nacional da Torre do Tombo e o British History Online para encontrar cartas, discursos, leis e outros documentos da época.

  • Literatura: Leia obras de autores do século XIX, como Victor Hugo, Jane Austen, Charles Dickens e Fyodor Dostoevsky, para ter uma visão da sociedade e das ideias da época.

  • Jornais e periódicos: Explore periódicos históricos digitalizados, como o 19th Century Newspapers da Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos, para acompanhar os eventos em tempo real.

2- SITES

SITES DE HISTÓRIA

RECURSOS MULTIMÍDIA

CONTEÚDOS INTERATIVOS

3- MUSEUS E LOCAIS HISTÓRICOS

  • Simulações históricas: Participe de simulações online como o HistoryForge para vivenciar eventos históricos em primeira mão.

4- VÍDEOS

CANAIS DO YOUTUBE

DOCUMENTÁRIOS

5- ARTIGOS