A expansão ultramarina europeia e o mercantilismo

A expansão ultramarina é considerada por muitos historiadores um marco na transição da Idade Média para a Idade Moderna. A partir desse movimento expansionista, povos europeus, americanos, africanos e asiáticos entraram pela primeira vez em contato ou estreitaram suas relações.

No tema, apresentado o contexto geral europeu dos séculos XV e XVI e o complexo conjunto de fatores envolvidos nos empreendimentos marítimos, bem como seus impactos na economia e na sociedade da época. Analisamos o "encontro" entre diferentes culturas e ressaltamos a necessidade da valorização da diversidade que caracteriza as civilizações humanas, combatendo preconceitos e atitudes etnocêntricas. Abordamos também a política econômica desenvolvida pelas monarquias absolutistas europeias na transição do sistema feudal para o sistema capitalista.

Ressalta-se que para entender esse período é muito importante discutir conceitos como mercantilismo e colonialismo, indispensáveis para a compreensão do processo de acumulação primitiva de capital.

AMPLIE SUA PESQUISA E APROFUNDE SEUS CONHECIMENTOS