Filmes - Brasil Republicano

TEMA: A ERA VARGAS


Memórias do Cárcere (1984): Baseado na obra de Graciliano Ramos, retrata a prisão do autor durante o Estado Novo.


O País dos Tenentes (1987): Mostra a Revolução de 1930 e a ascensão de Getúlio Vargas ao poder.


Olga (2004): Conta a história de Olga Benário e Luís Carlos Prestes na luta contra a ditadura de Vargas.


Getúlio (2014): Drama biográfico que acompanha os últimos 19 dias de vida de Getúlio Vargas.


Era Vargas: o crepúsculo de um ídolo: Documentário que explora a figura controversa de Getúlio Vargas.


10 FILMES LANÇADOS DURANTE O ESTADO NOVO


Banana da Terra: Este longa-metragem, dirigido por João de Barros, foi lançado em 1939. O filme transita entre o musical e a comédia e conta a história da Bananolândia, uma ilha onde são produzidas bananas. Em determinada época, houve um excesso de produção de banana e a rainha do local decide escolher o Brasil como destinatário da venda dasbananas. Este filme recebeu o Certificado de Censura Federal do DIP, não podendo ser exibido entre 01 e 15/02/1939. O trailer do filme também recebeu o Certificado de Censura Federal e não pode ser exibido entre 16 e 31/01/1939.


Alô amigos (Saludos amigos): Este desenho animado, produzido pelos Estúdios Disney e lançado em 1942, foi criado para alavancar a "Política de Boa Vizinhança", implementada durante o governo Franklin Roosevelt nos Estados Unidos para estabelecer uma estratégia de relacionamento com os países da América Latina, especialmente com o Governo Vargas no Brasil. O filme engloba quatro animações representando o Peru, o Chile, a Argentina e o Brasil. Na animação referente ao Brasil, é apresentando o personagem Zé Carioca, um papagaio acolhedor e com rótulo de malandro, que retratava a visão dos norte-americanos sobre o povo brasileiro.


Você já foi à Bahia? (The three caballeros): Outra produção dos Estúdios Disney, que buscava reforçar as relações entre os Estados Unidos e o Brasil, este desenho animado, lançado em 1944, conta uma história do Pato Donald onde ele recebe três presentes de aniversário. O primeiro presente é um projetor de cinema, o segundo um livro sobre o Brasil e o terceiro traz uma piñata acompanhada de Panchito, um galo vermelho mexicano. Os personagens percorrem da Antártica ao Brasil, e logo após ao México, em uma excursão musical.


Laranja da China: Filme dirigido por Rui Costa e lançado em 1940, mostra a história de Flores e sua esposa Perpétua, cidadãos tranquilos e apreciadores de flores. Flores faz parte da Liga contra a Malandragem, mas devido à uma reviravolta, começa a se portar como um malandro e ameaça os membros da Liga que fazia parte. Este filme recebeu o Certificado da Censura do DIP, não podendo ser exibido entre 16 e 31/12/1939.


Eterna Esperança: Filme de 1939, do gênero drama e dirigido por Leo Marten, conta a história de um domador de touros que se apaixona por uma norte-americana, cujo avião, devido à uma falha mecânica, cai na caatinga. A mulher é levada de volta para Nova Iorque e o homem apaixonado por ela, larga tudo no Brasil e vai aos Estado Unidos em busca da sua paixão. Este filme recebeu o Certificado da Censura do DIP, não podendo ser exibido entre 16 e 31/10/1940. O trailer do filme também recebeu o Certificado de Censura Federal e não pode ser exibido entre 16 e 30/11/1940.


O dia é nosso: Filme lançado em 1941, dirigido por Milton Rodrigues, conta a história de um grupo de moradores de um vilarejo que comprar vários bilhetes da loteria e os guardam em um banco. Acaba que um dos bilhetes comprados é o premiado e os personagens passam a esperar o gerente do banco para abrir o cofre e descobrir quem é o sortudo. Este filme recebeu o Certificado da Censura do DIP, não podendo ser exibido entre 01 e 15/10/1941.


Samba em Berlim: Filme dos gêneros comédia e musical, produzidos e dirigido por Luiz de Barros em 1943, conta a história de dois caipiras que vão para o Rio de Janeiro atrás de uma mulher chamada Laura Suarez, que havia enviado uma foto de uma artista para eles. Este filme recebeu o Certificado da Censura do DIP, não podendo ser exibido 15 e 28/02/1943.


É proibido sonhar: Filme brasileiro do gênero drama, produzido e dirigido por Rui Costa em 1943, demonstra uma pobre jovem que fazia aula de canto, que acaba de saber da história do irmão de uma sua colega e amiga que tiveram suas heranças roubadas por um parente. Após alguns acontecimentos, o pai da cantora faz de tudo para que os amigos de sua filha recebam a herança, ao mesmo tempo que sua filha se torna noiva do irmão de sua amiga. Este filme recebeu o Certificado da Censura do DIP, não podendo ser exibido entre 16 e 31/12/1943, mas recebeu o prêmio do DIP como melhor filme do ano.


Tristezas não pagam dívidas: É um filme de 1944, dos gêneros comédia e musical, dirigido por Rui Costa e José Carlos Burle. Mostra a história de uma mulher viúva, que devido a um pedido do seu marido em sua carta de testamento, deveria se divertir intensamente no carnaval mesmo que não estivesse com vontade. Como não tinha conhecimento sobre o carnaval, resolve conhecer um malandro que poderia ajudá-la, mas acaba encontrando um homem que estava apenas interessado no seu dinheiro. Com o tempo, o malandro que também era viúvo, acaba se apaixonando pela mulher. Este filme recebeu o Certificado da Censura do DIP, não podendo ser exibido entre 16 e 31/12/1943.


Gente honesta: Filme de 1944, do gênero comédia, dirigido por Moacyr Fenelon e Mário Brasini. Conta a história de dois ladrões que vão para a cadeia e lá fazem amizade com o pai de uma mulher rica. Logo após um tempo, um dos ladrões é metido sem saber em uma fraude executada pelo pai da mulher pela qual está apaixonado. Acontecem diversos conflitos, todo o contexto é desvendado e o homem que não tinha nada a ver com a história do pai da moça é absolvido. Este filme recebeu o Certificado da Censura do DIP, não podendo ser exibido 16 e 30/09/1944. Moacyr Fenelon recebeu o prêmio de melhor diretor e melhor filme, Mário Brasini como melhor ator e Vanda Lacerna como melhor atriz pelo Clube dos Fãs do Rio de Janeiro em 1944.


TEMA: GOVERNOS POPULISTAS NA AMÉRICA LATINA


O Despertar de um Povo (2016): Esse filme brasileiro conta a história de Getúlio Vargas, desde sua ascensão ao poder até o seu suicídio em 1954.


Que Horas Ela Volta? (2015): Esse filme brasileiro explora as tensões entre uma família de classe média alta e a empregada doméstica que os cria.


Cidade de Deus (2002): Esse filme brasileiro retrata a vida nas favelas do Rio de Janeiro durante a década de 1960 e 1970, um período marcado por grande pobreza e violência.


O Som ao Redor (2012): Esse filme brasileiro se passa em Recife durante a ditadura militar brasileira e explora as diferentes formas de resistência ao regime.


Brasil: Uma História de Protestos (2019): Documentário que percorre a história do Brasil através das grandes manifestações populares que marcaram o país.


TEMA: DITADURAS MILITARES NA AMÉRICA LATINA


O Que É Isso, Companheiro? (1997): Um clássico do cinema brasileiro que retrata a luta contra a ditadura militar através da história de um grupo de jovens universitários presos e torturados.


Marighella (2019): Biografia do guerrilheiro Carlos Marighella, um dos principais líderes da resistência à ditadura militar no Brasil.


Batismo de Sangue (2006): Baseado em fatos reais, o filme conta a história de cinco frades dominicanos sequestrados, torturados e mortos pela ditadura militar em 1967.


O Ano Em Que Meus Pais Saíram De Férias (2006): Um drama comovente que acompanha a visão de um menino sobre o golpe militar de 1964 e a prisão de seu pai.


Pra Frente, Brasil (1982): Uma comédia satírica que critica a hipocrisia e a repressão da ditadura militar, utilizando elementos do cinema popular brasileiro.


Cabra-Cega (2005): Explora o medo e a paranoia durante a ditadura militar através da história de um homem que é sequestrado e torturado por engano.


O Dia Que Durou 21 Anos (2012): Documentário que investiga a participação dos Estados Unidos no golpe militar de 1964 no Brasil.


Lamarca (1994): Biografia do capitão Carlos Lamarca, que abandonou o exército para lutar contra a ditadura militar e se tornou um dos guerrilheiros mais conhecidos do país.


Rasga Coração (2018): Após 40 anos de militância, Manguari Pistolão vê o filho acusá-lo de ser conservador. Com o passar do tempo, ele acaba repetindo as atitudes do próprio pai.


TEMA: BRASIL: DA REDEMOCRATIZAÇÃO AOS DIAS ATUAIS


O Que É Isso, Companheiro? (1997): Um clássico do cinema brasileiro que retrata a luta contra a ditadura militar através da história de um grupo de jovens universitários presos e torturados.


Marighella (2019): Biografia do guerrilheiro Carlos Marighella, um dos principais líderes da resistência à ditadura militar no Brasil.


Batismo de Sangue (2006): Baseado em fatos reais, o filme conta a história de cinco frades dominicanos sequestrados, torturados e mortos pela ditadura militar em 1967.


O Ano Em Que Meus Pais Saíram De Férias (2006): Um drama comovente que acompanha a visão de um menino sobre o golpe militar de 1964 e a prisão de seu pai.


Pra Frente, Brasil (1982): Uma comédia satírica que critica a hipocrisia e a repressão da ditadura militar, utilizando elementos do cinema popular brasileiro.


Eles Não Usam Blak Tie Preta (1981): Em São Paulo, em 1980, o jovem operário Tião (Carlos Alberto Riccelli) e sua namorada Maria (Bete Mendes) decidem casar-se ao saber que a moça está grávida. Ao mesmo tempo, eclode um movimento grevista que divide a categoria metalúrgica. Preocupado com o casamento e temendo perder o emprego, Tião fura a greve, entrando em conflito com o pai, Otávio (Gianfrancesco Guarnieri), um velho militante sindical que passou três anos na cadeia durante o regime militar.


Aquarius (2016): Uma idosa aposentada enfrenta uma batalha judicial contra uma construtora que quer demolir seu apartamento, em um contexto de especulação imobiliária e gentrificação. O filme também aborda temas como a luta por direitos e a memória da ditadura militar.