Grupos de Estudo
"Grupos de estudo" são espaços de aprendizado colaborativo, onde pessoas se reúnem para discutir, aprofundar e compartilhar conhecimentos sobre um determinado tema. Os grupos de estudo dedicados às tecnologias digitais, educação e ensino de história são espaços valiosos para o desenvolvimento de pesquisa, práticas pedagógicas inovadoras e para a troca de conhecimentos. Ao conhecer o trabalho desses grupos, professores e alunos podem se sentir estimulados para aprofundar seus conhecimentos, utilizar as práticas compartilhadas, participar de grupos já existentes, ou até mesmo, criar outros grupos de estudo e pesquisa que lidem com temas de seu interesse.
Os grupos de estudo presentes em nossa página principal como o Laboratório de História Digital (LAHISD), Laboratório de Humanidades Digitais da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Roy Rosenzweig Center for History and New Media (CHNM), entre outros, são espaços virtuais de discussão e colaboração que reúnem professores, pesquisadores, estudantes e demais interessados em explorar e aprofundar o uso de ferramentas e recursos digitais no ensino e aprendizagem da História. Em cada um desses grupos há conteúdo valioso que merece ser conhecido e explorado.
Laboratório de História Digital (LAHISD)
Do Instituto de Ciências Humanas, ligado à Universidade Federal de Uberlândia, que é um espaço dedicado a pesquisar as mudanças históricas associadas às diversas práticas e interações que acontecem no mundo digital, explorando os diferentes aspectos e vínculos entre as tecnologias, linguagens e mídias digitais na produção, no ensino e na divulgação da História na atualidade
Laboratório de Humanidades Digitais da Universidade Federal da Bahia (UFBA)
Realiza
pesquisas sobre História Digital, Humanidade e subjetividade na era digital,
Sociologia Digital, Webscraping
e Mineração de dados para as Ciências Sociais, predominantemente nas áreas das
Ciências Humanas e Sociologia
- Webscraping é uma extração de dados na internet de forma automatizada, amplamente usada ao redor do mundo para capturar todo tipo de informação relevante para tomadas de decisões, direcionamento de marketing, estudo de concorrência pessoal ou empresarial, para desenvolver sistemas de recomendação de produtos ou serviços e para diversas outras finalidades.
Grupo de pesquisa ARISE - Arqueologia Interativa e Simulações Eletrônicas da Universidade de São Paulo (USP)
estuda simulações eletrônicas digitais, analisa e também cria conteúdos que facilitem e auxiliem o entendimento da Arqueologia e História, com algumas de suas abordagens voltadas para a produção de material para mídias sociais, desenvolvimento de arqueojogos, desenvolvimento de dispositivos eletrônicos interativos e outros.
Laboratório de Humanidades Digitais da Fundação
Getúlio Vargas (FGV)
Projeto que tem por objetivo analisar o papel das tecnologias digitais na produção e na disseminação do conhecimento nas áreas das Ciências Sociais e da História, da informação e da memória; que busca compreender os efeitos das tecnologias digitais na sociedade, em diferentes escalas e contextos, com foco especial na realidade brasileira.
Grupo de pesquisa CNPq em Mídias, Tecnologia e História (Mitechis) da Universidade Federal do Tocantins (UF)
Tem como objetivo abrir um diálogo entre a pesquisa histórica, o ensino de História, as Humanidades Digitais e as representações sociais acerca das TIDC, a partir da investigação sobre as relações entre as mídias, as tecnologias e a produção e difusão do conhecimento histórico
Rede de pesquisa Comunidades Virtuais da UFBA
Formado por brasileiros, portugueses e espanhóis, que tem grupos de pesquisa cadastrados no diretório de Grupos de Pesquisas no CNPQ, vinculados a Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Universidade Federal da Bahia (UFBA), Instituto Federal Baiano (IF Baiano) e Universidade Federal do Alagoas, e que entre suas atividades, estão o desenvolvimento de ambientes interativos como jogos digitais, analógicos e aplicativos; ensino de algumas disciplinas nos cursos de graduação e de pós-gradação stricto sensu; extensão, com o desenvolvimento de cursos e eventos voltados para o fenômeno do digital na sociedade contemporânea; pesquisas nas áreas de games, plataformas digitais, narrativas seriadas, museus interativos e suas interfaces com os distintos cenários de aprendizagem, com a participação de bolsistas de Iniciação Científica, mestrandos, doutorandos e pesquisadores vinculados à Rede.
Roy Rosenzweig Center for History and New Media (CHNM)
É um centro de pesquisa e um dos pioneiros na área de história digital e tecnologia da informação, vinculado à George Mason University (GMU) no condado de Fairfax, Virgínia, Estados Unidos da América. Fundado pelo historiador americano Roy Rosenzweig em 1994, tem como missão, usar as mídias digitais e as tecnologias da informação para promover a democratização, acesso e participação popular na apresentação e preservação da história, desenvolvendo projetos inovadores que combinam conteúdo histórico, métodos digitais e ferramentas interativas para criar recursos educacionais e culturais acessíveis ao público.
Digital History Lab (DHL)
da Universidade de Zurique, Suíça
Está ligado ao Departamento de História e tem por objetivo orientar e promover diferentes abordagens à História Digital no âmbito do ensino e da investigação. Funciona como um Fórum de discussão e divulgação das melhores práticas em História Digital e como um interlocutor sobre o uso e a aplicação de métodos e ferramentas digitais nas atividades acadêmicas, que envolvem ensino, pesquisa e o desenvolvimento de competências e ferramentas digitais para docentes e discentes.