As lutas de independência na América

Inicialmente, este tema trata da independência dos Estados Unidos, examinando os motivos que con- duziram as Treze Colônias a se tornar o primeiro país independente da América. O nascimento de uma identidade própria entre os norte-americanos e as medidas coercitivas da Coroa britânica, num momento em que os colonos desejavam justamente maior liberdade de ação, foram fundamentais nesse processo. A ruptura com a metrópole e a formação dos Estados Unidos impactaram, principalmente, as colônias ibéricas em suas lutas pela emancipação política na América.

Ressalta-se, também, a especificidade da independência do Haiti, único país das Américas a se formar a partir de uma rebelião dos negros livres e escravos.

O processo de independência nos domínios da América espanhola, por sua vez, é abordado no contexto maior de crise do sistema colonial e de expansão dos ideais iluministas e das guerras napoleônicas. Analisamos as especificidades dos casos mexicano e cubano, e apresentamos uma visão de conjunto dos movimentos de independência na América do Sul, nos países de língua espanhola. Encerramos o capítulo examinando o fenômeno conhecido como caudilhismo, que marcou a história dos países recém-emancipados durante todo o século XIX e parte do século XX.

AMPLIE SUA PESQUISA E APROFUNDE SEUS CONHECIMENTOS