Músicas
A música é uma manifestação cultural muito importante, que acompanha a humanidade desde tempos muito remotos e está presente em todas as culturas e épocas. Tem o poder de alegrar, emocionar, entreter, informar, criticar, divulgar, propagandear, além de conseguir conectar pessoas com os diferentes tempos e lugares, tornando-se uma ferramenta valiosa para o ensino e aprendizagem da História. Nesta seção, professores, estudantes e demais amantes da música e da história poderão mergulhar no universo da história, embalados por belíssimas canções.
Músicas com viés histórico podem contribuir muito para o planejamento de aulas do professor e para a aprendizagem dos estudantes. Entre suas vantagens, destacamos:
• As canções evocam emoções e memórias de forma profunda, facilitando a compreensão e retenção de informações históricas;
• As letras das músicas carregam consigo informações sobre a sociedade, os costumes, os valores e os acontecimentos de determinada época, servindo como um verdadeiro retrato do passado;
• A música popular, em particular, oferece uma visão mais ampla e abrangente da história, incluindo as vozes de grupos marginalizados e as experiências do cotidiano;
• Ao utilizar músicas nas aulas, os professores despertam a curiosidade dos alunos e os envolvem ativamente no processo de aprendizagem;
• A música pode ser combinada com outras disciplinas, como língua portuguesa, artes e geografia, promovendo uma aprendizagem mais completa e significativa;
• As letras das músicas podem ser analisadas para identificar temas históricos, personagens, eventos e valores;
• Os alunos podem criar seus próprios projetos musicais, como composições, paródias e apresentações, para expressar sua compreensão dos conteúdos históricos;
• A pesquisa sobre a história da música e os músicos pode enriquecer o estudo de diferentes períodos históricos;
• Os alunos podem criar trilhas sonoras para filmes, peças de teatro ou apresentações sobre temas históricos;
• Os alunos podem analisar a evolução da música brasileira desde seus primórdios até os dias atuais, relacionando-a com os acontecimentos históricos de cada período;
• Os professores podem propor o estudo de músicas que marcaram a luta por direitos civis, como o movimento negro e o movimento feminista;
• Professores e estudantes podem analisar músicas sobre guerra e suas mensagens, refletindo sobre os impactos dos conflitos armados na sociedade; e
• Podem explorar a relação entre a música e os costumes, as tradições e as crenças de diferentes culturas.
Essa relação de músicas foi selecionada e organizada pelo professor Dr. Genilson Ferreira da Silva - UNEB - CAMPUS VI, Caetité - Bahia.
Música: África (Sandra Peres/Paulo Tatit/Arnaldo Antunes) Intéprete: Palavra Cantada
A letra expressa informações sobre o continente africano podendo ser trabalhado em disciplinas como História da África.
Música: Banditismo por uma questão de classe (Chico Science) Intérprete: Chico Science e Nação Zumbi
Canção que retrata o banditismo social no Brasil, Nordeste, através do Cangaço. Serve também para discutir o banditismo nos dias atuais.
Música: Beto bom de bola (Sérgio Ricardo) Intérprete: Sérgio Ricardo
Enquanto fonte, a música não é apenas utilizada pelo que retrata em suas letras, mas sim o que representa historicamente. É o caso da música de Sérgio Ricardo, que representa todo um período de nossa história, onde foi vaiado no festival da Record de 1967 por não apresentar uma música que significasse protesto.
Música: Burguesia (George Israel/Cazuza/Ezequiel Neve) Intérprete: Cazuza
A música traz em sua letra pessoal do que vem a ser burguesia, servindo para iniciar uma discussão sobre o conceito desta classe.
Música: Candeeiro encantado (Lenine/Paulo César Pinheiro) Intérprete: Lenine
Outra canção que se pode trabalhar sobre o cangaço e a situação do Nordeste brasileiro.
Música: Canudos (Antônio Nóbrega/Wilson Freire) Intérprete: Antônio Nóbrega
Pode-se trabalhar essa música dentro de História do Brasil e discutir tanto religiosidade quando o episódio de Canudos.
Música: Cavalos do cão (Zé Ramalho) Intérprete: Zé Ramalho
Em especial esta música possibilita iniciar investigação sobre Cangaço, Coronelismo, religiosidade e condição do Nordeste brasileiro no período de fim da Primeira República e início da Era Vargas.
Música: Chegança (Antônio Nóbrega/Wilson Freire) Intérprete: Antônio Nóbrega
Já esta música apresenta a possibilidade de se iniciar uma discussão sobre a chegada dos portugueses ao Brasil, bem como relação violenta entre brancos e índios. Através da letra mostra-se que índio não é tudo igual, pois apresenta o nome de inúmeros grupos indígenas.
Música: Índios (Renato Russo) Intérprete: Legião Urbana
Esta música discute a colonização da América, podendo remeter-se à colonização do Brasil, ressaltando a exploração das terras indígenas para a ampliação do território e do comércio, bem como o processo de aculturação dos povos chamados por eles de indígenas, com intuito de cristianizar.
Música: Eu sou negão (Gerônimo Santana) Intérprete: Gerônimo
Ao contrário da música de Zeca Baleiro, Minha Tribo Sou Eu, esta música define categoricamente uma identidade negra. Através dela pode-se a questão racial brasileira, uma situação de embate entre negros e brancos no carnaval baiano.
Música: O Monte Olímpia (Zé Ramalho) Intérprete: Zé Ramalho
Através desta música o professor pode iniciar uma discussão sobre mitologia. No caso a letra mistura tanto mitologia grega quanto romana e o professor deve estar atento. Uma boa música para se trabalhar em História Antiga.
Música: Minha tribo sou eu (Zeca Baleiro) Intérprete: Zé Ramalho
Através desta música podemos discutir, aquilo posto pela ideia de pós-modernidade, que é a desconstrução da identidade. Pode ser utilizada para fazer uma crítica ao racismo.
Música: Mulata Bossa Nova (João Roberto Kelly) Intérprete: Emilinha Borba
Através desta música podemos discutir, aquilo posto pela ideia de pós-modernidade, que é a desconstrução da identidade. Pode ser utilizada para fazer uma crítica ao racismo.
Música: Mulher eu sei (Chico César) Intérprete: Chico César
Com esta música pode se iniciar uma reflexão histórica sobre a condição da mulher, importante associar com outros textos históricos.
Música: Parada obrigatória para pensar (Gonzaguinha) Intérprete: Gonzaguinha
Música reflexiva de Gonzaguinha, composta no início dos anos de 1970, podendo ser utilizada para se discutir o regime ditatorial imposto.
Música: Pequena memória para um tempo sem memória
(Gonzaguinha) Intérprete: Gonzaguinha
A música apresenta-se como uma crítica à Ditadura militar onde o autor expressa sua indignação aos desaparecidos, presos políticos que desapareceram nos porões da ditadura. É uma música importante para estudar esse episódio da história do Brasil, a censura. A música serve para fazer um paralelo com o que está acontecendo hoje no Brasil.
Música: Perseguição (Gláuber Rocha/Sérgio Ricardo) Intérprete: Sérgio Ricardo
Esta música além de retratar um período importante de nossa história sua letra e sonoridade trazem informações sobre o Cangaço, a história de Corisco. A música é especial porque foi feita para ser trilha sonora do filme de Gláuber Rocha - Deus e o diabo na terra do sol - que leva o mesmo nome do Álbum.
Música: Sertão vai virar mar (Gláuber Rocha/Sérgio Ricardo) Intérprete: Sérgio Ricardo
Esta música além de retratar um período importante de nossa história sua letra e sonoridade trazem informações sobre o Cangaço, a história de Corisco. A música é especial porque foi feita para ser trilha sonora do filme de Gláuber Rocha - Deus e o diabo na terra do sol - que leva o mesmo nome do Álbum.
Música: Pra não dizer que não falei das flores (Geraldo Vandré) Intérprete: Geraldo Vandré
Música emblemática, podendo ser usada tanto a letra quanto a própria história da música para discutir, avaliar e entender o Brasil durante a ditadura militar.
Música: Que país é esse (Renato Russo) Intérprete: Legião Urbana
Retrata um período da história do Brasil dos anos de 1970 abordando as condições de vida da população brasileira, dos salários baixos, das condições sociais. Desrespeito às leis trabalhistas, chacina sobre a população indígena. Analisa a conjuntura política do Brasil após o Golpe de 1964.
Música: Quero ir a Cuba (Caetano Veloso) Intérprete: Caetano Veloso
Uma música alegre com ritmo caribenho mostra relação entre Cuba e Brasil, através da Bahia. Diante das poucas informações que se tem sobre Cuba, a música pode ser utilizada tanto para falar da revolução, quanto para se discutir a condição de Cuba diante do Continente americano.
Música: 1992 - Quinhentos anos de quê? (Belchior/Eduardo Larbanois) Intérprete: Belchior
Em especial, a música serve de apoio para se discutir tanto a chegada dos europeus ao Novo Continente em 1492, quanto para questionar as comemorações dos 500 anos de América.
Música: Quinto império (Antônio Nóbrega/Wilson Freire) Intérprete: Antônio Nóbrega
No caso desta música pode se discutir as Grandes Navegações e o poderio marítimo de Portugal, as tecnologias utilizadas para se navegar, a presença moura na Península Ibérica.
Música: Respeitem meus cabelos brancos (Chico César) Intérprete: Chico César
Letra forte para se discutir racismo no Brasil, mostrando forma como os negros devem se comportar diante de tal ato discriminatório.
Música: Sangue latino (João Ricardo e Paulinho Mendonça) Intérprete: Secos e Molhados
A música suscita uma discussão sobre a colonização da América, além da imposição religiosa (catolicismo) sobre as populações indígenas, sublinhando que houve por parte dos indígenas grande resistência. Através da música pode se discutir ainda a relação com o imperialismo estadunidense.
Música: Sinhá (Chico Buarque/João Bosco) Intérprete: Chico Buarque
Propõe-se esta música para uma reflexão sobre as condições de maus-tratos sobre os negros escravizados.
Música: Tangolomango (Tom Zé/Adoniran Barbosa) Intérprete: Tom Zé
Para se discutir as condições sociais, políticas e econômicas do Brasil atual esta música traz à tona uma séries de aspectos para se iniciar uma grande discussão.
Música: Vovô (Paulo Tatit/Edith Derdyk) Intérprete: Palavra Cantada
Para as séries iniciais, discutir através da ideia de família, noção de tempo, passado, presente e futuro, além de apresentar aos alunos noções de mudança e permanência.
Música: África Brasil (Zumbi) - (Jorge Ben Jor) Intérprete: Jorge Ben Jor
Esta canção pode ser utilizada para discussão em disciplinas como Brasil Colônia e África. Trata-se de uma letra que aborda sobre grupos étnicos africanos, retratando também o processo de escravização dos africanos, como também a resistência nos quilombos através do personagem Zumbi.