O esplendor de Roma e a Civilização Bizantina

A civilização romana perdurou entre os séculos VIII a.C. e V d.C., propagando sua cultura pelo mundo mediterrâneo alcançando o norte da África, a região do Mar Negro e as ilhas britânicas. Muitos vestígios materiais romanos são visíveis até hoje e diversos elementos da cultura romana antiga, como a língua latina, o direito, o conceito de república e a religião cristã permanecem vivos na cultura ocidental contemporânea.

Neste tema, é adotada a periodização tradicional da história de Roma, seguindo o critério político (monarquia, república e império), com ênfase nas questões mais relevantes de cada período.

Em meio a crises e invasões, a porção ocidental do Império Romano ruiu, porém, o Império Bizantino, her deiro do antigo Império Romano do Oriente, perdurou por séculos, até ser dominado pelos turcos otomanos no século XV. Neste capítulo, veremos que, apesar de reunir vários povos e culturas diferentes, Bizâncio manteve sua identidade relacionada ao poder imperial e ao cristianismo ortodoxo. Sua capital, Constantinopla, exerceu papel fundamental no comércio do mundo antigo e medieval, ficando conhecida como a "Porta do Oriente".

AMPLIE SUA PESQUISA E APROFUNDE SEUS CONHECIMENTOS

1- SITES

    • Dumbarton Oaks Research Library and Collection: Acesse uma vasta biblioteca digital com materiais sobre o Império Bizantino, incluindo manuscritos, livros raros e obras de arte.

    • Met Museum: Explore a rica coleção de arte bizantina do Metropolitan Museum of Art, incluindo ícones, mosaicos e joias.

EXPLORAÇÃO ADICIONAL

2- MUSEUS

BIBLIOTECAS DIGITAIS