A Primeira Guerra Mundial e a Revolução Russa
O estudo da Primeira Guerra Mundial pretende alcançar dois objetivos gerais. O primeiro é analisar os fatores que levaram à guerra, o significado desse longo conflito e algumas das mudanças que ele pro- duziu. Com a eclosão da guerra, o tempo de certezas e prosperidades que caracterizou a Belle Époque foi abalado, marcando a vida de numerosas nações.
O segundo objetivo geral é o de incentivar os alunos a elaborar questionamentos pertinentes a res- peito do caráter do patriotismo bélico, da lógica do conflito, da guerra de propaganda que ocorre nesses momentos e das motivações políticas, econômicas e sociais que se escondem por trás das justificativas dadas para a maioria dos conflitos armados.
A Revolução Russa, por sua vez, sempre foi fonte de questionamentos, certezas, esperanças e ceticismos. O extinto socialismo burocrático, ou socialismo real, marcou todo o século XX e permanece como uma experiência forte na nossa memória. Isso porque o significado e a influência da Revolução Russa ultrapassaram as fronteiras da antiga União Soviética e se estenderam no tempo mesmo com o colapso do socialismo no final do século XX.
1- SITES
- Fundação Getúlio Vargas (FGV)
- Centro de Estudos da Memória e do Arquivo
Nacional (CEMAR)
- British Museum
- "100 Anos da Revolução Russa: Um
Legado Contestado" (Revista Estudos Avançados)
- "O Socialismo Morreu?"
2- MUSEUS
- Museu Histórico Militar (São Petersburgo,
Rússia)
- Museu da Revolução (Moscou, Rússia)
- Museu Imperial da Guerra (Londres, Inglaterra):
3- VÍDEOS
"Apocalipse da Primeira Guerra": Uma série documental da BBC que apresenta um panorama abrangente da guerra, utilizando imagens de arquivo, entrevistas e análises de especialistas.
"Os Romanov: Os Últimos Czares": Documentário que retrata a história da dinastia Romanov e os eventos que levaram à sua queda durante a Revolução Russa.
"Lênin: O Senhor do Kremlin" (): Documentário biográfico sobre a vida e obra de Vladimir Lênin, líder da Revolução Bolchevique.