Da Regência ao Segundo Reinado

Neste tema é analisada a vida econômica, social e politica no Império do Brasil entre 1831 e 1889.

No periodo regencial, destacamos as disputas entre os defensores da centralização política e os grupos que propunham o modelo federalista, de maior autonomia para as províncias. No estudo desse período, consideramos importante que os alunos percebam as numerosas revoltas separatistas como um aspecto da frágil unidade territorial do Império e as dificuldades de construção da identidade nacional, projeto que se consolidou também pelo uso da força.

A seguir são examinadas as transformações ocorridas na sociedade brasileira ao longo do Segundo Reinado, com destaque para a expansão da lavoura cafeeira, a substituição gradativa do trabalho escravo pelo trabalho livre e o processo de modernização do país após 1850. Também são abordadas as principais lutas políticas que caracterizaram o período e a consolidação das estratégias que conferiram estabilidade ao regime, bem como a permanência das estruturas políticas e socioeconômicas oligárquicas. A Guerra do Paraguai, as leis abolicionistas, o desgaste e o fim da monarquia são os temas que encerram o capítulo.

AMPLIE SUA PESQUISA E APROFUNDE SEUS CONHECIMENTOS

1- SITES

  • Diário de D. Pedro II: Registros pessoais do imperador, oferecendo uma visão única de seus pensamentos e da época.

  • Apontamentos de José Bonifácio de Andrada e Silva: Reflexões políticas e sociais do "Patriarca da Independência", figura central do Período Regencial.

  • Sociedades Históricas: Entre em contato com sociedades históricas locais ou nacionais para obter informações sobre eventos, pesquisas e publicações relacionadas ao Período Regencial e Segundo Reinado.

2- MUSEUS

Visite museus como o Museu Imperial em Petrópolis ou o Museu Histórico Nacional no Rio de Janeiro para ver de perto artefatos, documentos e exposições relacionadas ao período.

3- ARTIGOS