Textos Didáticos
Os Textos Didáticos apresentados nessa seção fazem parte da coleção de livros de História do Ensino Médio, escrita pelas autoras Patrícia Ramos Braick e Myriam Becho Mota. Foi publicada pela Editora Moderna e selecionada pelo Programa Nacional do Livro Didático – PNLD para escolha pelas escolas. Contempla temas da História Geral e do Brasil e encontram-se organizados em 3 volumes que podem ser acessados livremente na internet pelos sites:
Os Textos didáticos organizados no História Digital servem como um rico manancial de informações sobre eventos, figuras e processos históricos, oferecendo uma base sólida para pesquisas e aprofundamentos dos conhecimentos acerca da História do Brasil e do Mundo.
Esse rico material será muito valioso por permitir:
Informações Detalhadas: Apresentam os eventos, conceitos e contextos históricos de maneira clara e estruturada;
Análise Crítica: Encorajam os alunos a pensar criticamente sobre os eventos históricos, interpretando causas e consequências;
Complemento de Aula: Servem como material de apoio para aulas, oferecendo conteúdo detalhado que pode ser revisitado pelos alunos;
Democratizar o acesso ao conhecimento histórico: Através de uma linguagem acessível e conteúdos envolventes, pode romper com barreiras acadêmicas e tornar o conhecimento histórico acessível a todos os cidadãos, independentemente de sua formação ou nível de escolaridade;
Tornar a História relevante para a vida das pessoas: Ao conectar o passado com o presente e demonstrar como os eventos históricos influenciam nossas vidas cotidianas, pode despertar o interesse do público pela História e torná-la mais presente no debate público;
Investigar as diferentes formas de narrar e interpretar o passado: Analisando como os eventos históricos são apresentados nos livros didáticos, podemos identificar quais visões de mundo estão sendo privilegiadas e quais grupos sociais estão sendo marginalizados;
Compreender os processos de produção e circulação do conhecimento histórico: Investigando os autores, editoras e contextos históricos em que os livros didáticos foram produzidos, podemos entender como o conhecimento histórico é construído e quais interesses estão por trás de sua seleção e difusão;
- Contribuir para o avanço da historiografia: Ao analisar criticamente os textos didáticos, esse material pode contribuir para o desenvolvimento de novas perspectivas historiográficas e para a construção de uma memória social mais plural e democrática.